
Insisto muito em pratos familiares e não é por acaso. Se é verdade que existem pessoas que gostam de pratos elaborados ou diferentes, a maioria deseja refeições simples e práticas que respondam às necessidades de toda a família. Nesse sentido, pratos como um soufflé de peixe (pescada, bacalhau, atum, salmão, etc.) são perfeitos na gestão de tempo e das preferências familiares.
Há muitas versões de soufflé todas elas muito parecidas. Interessa sempre a quantidade e a qualidade da gordura escolhida na confecção, bem como a quantidade total ingerida.
Delicie-se sem culpa e com saúde...!
Receita para 4 a 6 pessoas
4 lombos de pescada congelados, 400g de pescada limpa de peles ou espinhas;
2 colheres de sopa rasas de farinha sem fermento;
4 ovos M;
2 copos de leite M/G ou Magro, 500 ml;
2 colheres de chá de manteiga (para o pirex/cerâmica);
6 colheres de chá de azeite.
Sal, alho em pó, pimenta, noz-moscada.
600 a 800 g de couves-de-bruxelas congeladas.
6 colheres de chá de azeite.
Sal, pimenta, alho em pó e vinagre balsâmico.
Sem descongelar, coza os lombos de pescada em água fervente com um pouco de sal. Depois de cozidos, esmague-os com um garfo até toda a pescada estar desfiada.
Separe as claras das gemas, bata as claras em castelo e reserve.
Numa frigideira ou wok aqueça o azeite com a farinha até formar uma pasta. Verta 500 ml de leite morno e mexa com uma vara de arames. Se ficar com grumos, triture com a varinha mágica. Acrescente a pescada desfeita, tempere com alho em pó, sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Deixe cozinhar em lume médio até ter a consistência de um creme. Retire do lume e misture as gemas. Deixe arrefecer um pouco e com o creme morno envolva as claras em castelo.
Verta a mistura para um pirex ou cerâmica barrada com manteiga e leve ao forno a 190ºC durante (pelo menos) 20 min.
Coza as couves-de-bruxelas em água fervente. Escorra-as bem e aqueça-as em 6 a 8 colheres de chá de azeite temperadas com sal, pimenta, alho em pó e vinagre balsâmico.
Quando o soufflé estiver dourado, desligue o forno e deixe arrefecer um pouco antes de retirar de modo a impedir que perca muito volume (algo que pode acontecer mesmo assim!)
Sirva de imediato com as couves-de-bruxelas salteadas.

(As quantidades podem estar desadequadas às suas necessidades.)
Comments